domingo, 9 de junho de 2013

O Senhor redime da cova e renova como a águia


Salmo 103: 4-6.
4  quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia;
5  quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.
6  O SENHOR faz justiça e julga a todos os oprimidos.

a)     quem da cova redime a tua vida – remissão.
Redimir – ga’al – irmão resgatador.
“Uma mulher, viúva e sem filhos”. Essa característica designa a pior situação que uma pessoa pode ter na palestina. Ser mulher. Ser viúva. Não ter filhos. Ela perderia tudo. A sua única esperança era ser resgatada pelo - Ga’al - . O parente resgatador viria a desposava, então toda a sua vida seria restabelecida.

Isaías 54: 4-6
4  Não temas, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrarás do opróbrio da tua viuvez.
5  Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.
6  Porque o SENHOR te chamou como a mulher desamparada e de espírito abatido; como a mulher da mocidade, que fora repudiada, diz o teu Deus.

Deus faz a função do - Ga’al – é o Redentor – a mesma palavra de redimir – Ga’al.
Marido significa - ser senhor.
A mulher abandonada, até bem pouco tempo atrás não tinha esperança de se casar novamente, ainda mais no contexto judaico. E Deus compara o povo a uma mulher abandonada que não tem outra esperança a não ser Ele, o Senhor que se apresenta como Ga’al – o Redentor e oferece um novo casamento, uma nova vida, uma nova história.
A vida estava na cova e Ele a tira da cova para viver novamente.

b)    te coroa de graça e misericórdia –              Te coroa – te cerca.
Graça – bondade, fidelidade. Tudo o que Deus faz, tudo o que Deus dá.
Misericórdia – compaixão. Se aplica aos momentos mais difíceis. Ao agir de Deus nesses momentos.

c)     quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia
Bens – coisas boas.  Velhice – ornamentos; avançar; passar adiante
Enche de coisas boas e belas, tornando jovem como a águia rejuvenescida.

Salmos 103: 5  Ele enche a minha vida com muitas coisas boas, e assim eu continuo jovem e forte como a águia. (NTLH)

d)    O SENHOR faz justiça e julga a todos os oprimidos.
Justiça – governo, plano de salvação, justificação
O Senhor faz justiça – O Senhor governa com retidão; O Senhor opera Seu plano de salvação; O Senhor opera a dádiva da justificação.
Julga – decide a causa;      O Senhor julga – O Senhor recebe, atende e decide a causa; 

Osvaldo Alves

Um comentário:

  1. Sou grata ao meu Deus, pois em 1986 ele me esta promessa em um quarto fechado, quando eu lhe perguntei se Ele ainda tinha alguma coisa para realizar em minha vida, pedi para que falasse comigo por frofécia, por mensagem de alguma forma, abri a Bíblia entre lágrima em Isaias 54:4 a seguir, e ali Ele me fez promessa, quando eu me achava abandonada, no pior declínio de minha vida, depois de dois anos Ele cumpriu sua promessa, me redimiu a vida, me deu um lar, um mone, e ministério, Ele grande e opera maravilha, só Ele é Deus, o meu Deus, a minha Esperança.

    ResponderExcluir