Conclusão
A festa
junina passou a ser realizada em homenagem aos chamados santos juninos (Santo
Antônio, São João e São Pedro) e para agradecer a eles as boas colheitas na
roça.
"Também guardarás a Festa das Semanas, que é a das
primícias da sega do trigo, e a Festa da Colheita no fim do ano." Êxodo
34: 22.
O povo de Deus tinha 7 semanas para
realizar a colheita do trigo, os primeiros feixes que colhiam dedicavam ao
Senhor, e no mês de junho faziam uma grande festa de agradecimento ao Senhor. Nós
deveríamos ter a festa de Pentecostes e não junina.
As festas juninas, curiosamente trazem os
produtos agrícolas, produtos derivados do milho, por esse em abundância nessa
épova. Mas as pessoas tem feito festa ao João, ao Antônio, ao Pedro e não a
Deus.
O curioso é que essas mesmas festas hoje
tem caráter mais social, turístico e econômico do que religioso. A igreja
perdeu o controle sobre elas. E em nome da economia, hoje em dia as
festas são também julinas. A idéia é descentralizar a realização de todas as
festas no mês de junho, estendendo a temporada até o mês de julho e,
conseqüentemente, aumentar os lucros obtidos em cada arraial (igrejas, escolas,
centros comunitários e cidades).
Também não há como negar
que a força dos “rituais de alimentação”, o “arrasta-pé sensual”, o “quentão”,
a “vontade de adivinhar quem vai casar” e o “calor da fogueira” indicam que o
paganismo antigo acabou suplantando os ideais da igreja. Em outras palavras o
paganismo soube emprestar sua temática, para enfim apoderar-se do todo. No
confronto do solstício do meio do ano, a Igreja perdeu para o paganismo. As
festas juninas são rituais pagãos. O natal, solstício do fim do ano, a igreja perdeu
para o comércio.
Folclore?
Folclore é conjunto de crenças,
lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto
normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da
participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é
uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore,
que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer
dizer “sabedoria de um povo”.
Mas o que um conjunto de misturas
de vários povos e países tem a ver com Brasil. Cultura importada? Miscigenada?
Isso é Brasil.
E o que dança de origem francesa
tem haver com Deus? O que fogueira tem haver com Deus? O que casamento caipira
forçado tem haver com Deus? O que a fantasia de caipira tem haver com Deus?
Hoje chamam de cultura, histórias de saci, bicho papão e de mula sem cabeça. Estamos
num país onde foi criado o dia do saci-pererê em 31 de outubro.
Final
"Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos;
porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que
comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno?
Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o
santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como
ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles serei o seu Deus, e
eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles separai-vos,
diz o Senhor não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei
vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor
Todo-Poderoso." 2 Coríntios 6: 14-18.
(Um parêntese necessário)
Às
vezes por implicação do trabalho, a pessoa está obrigada a organizar a festa
junina, para os estudantes a participação vale a nota do bimestre na matéria de
artes.
O que
vale nesses casos específicos é ter a sua consciência incorrompida.
Quem serve
ao exército tem que aprender e cantar o hino nacional que diz: Oh pátria amada,
idolatrada, salve, salve!
Há um
confronto direto entre o cristianismo radical e a sociedade.
Há
uma integração, um envolvimento entre o cristianismo liberal e a sociedade.
Há um
meio-termo, um equilíbrio, não pra aderir completamente ao chamado
‘politicamente correto’, mas para com sabedoria não criar barreiras, não fechar
as portas para quem está fora, com uma postura extremamente exclusivista e
repulsiva.
Tira
o teu coração dessas coisas, e na medida possível tira o corpo também.
No
mais vá em Paz como disse Elizeu a Naamã. Mas fique na paz, não ultrapasse os
limites da sobriedade.
Naamã,
comandante do exército da Síria, converteu-se ao Senhor. Porém o seu trabalho implicava
estar junto do rei, e este se prostrava ante uma imagem, o que Naamã também
tinha que fazer. Assim ele faria isso apenas com o corpo, como por imposição,
mas o seu coração estava com o Senhor.
" Disse Naamã: Se não queres, peço-te que ao teu
servo seja dado levar uma carga de terra de dois mulos; porque nunca mais
oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao
Senhor. Nisto perdoe o Senhor a teu servo; quando o meu senhor entra na
casa de Rimom para ali adorar, e ele se encosta na minha mão, e eu também me
tenha de encurvar na casa de Rimom, quando assim me prostrar na casa de Rimom,
nisto perdoe o Senhor a teu servo. Eliseu lhe disse: Vai em paz.
Quando Naamã se tinha afastado certa distância," 2 Reis 5: 17-19.
Osvaldo Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário