sábado, 8 de junho de 2013

Festa Junina III



Quadrilha

O termo quadrilha vem do francês quadrile que era uma dança de elite, formada nos salões dos palácios. A quadrilha era divertimento dos ricos, era festa social. Não tinha nada de fantasia de caipira. As pessoas com suas roupas de gala. E isso chega então ao Brasil pela corte portuguesa. O que depois é imitado pelo povo mais pobre, cujas vestes eram típicas do seu contexto. O remendo na roupa era normal. Não era uma fantasia era a roupa normal, usual. Essa dança de quadrilha se tornou popular. Até indispensável nas reuniões públicas.
Então quando a igreja, a comunidade se reunia para as festas dos santos, incorporaram a dança, porque o povo queria dançar.

O casamento caipira

Uma das tradições das festas juninas é o casamento caipira. É uma representação cheia de brincadeiras e gozações. A história sofre algumas variações, mas o enredo é sempre o mesmo: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noivo a se casar com ela. Desesperado, o noivo tenta fugir, mas é impedido pelo delegado e seus soldados, que arrastam o "condenado" ao altar e vigiam a cerimônia.

Um teatro. Uma dramatização que deturpa o casamento. Que mostra um casamento violado.

Quadrilha como parábola

O casamento
"Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo:  Aleluia!  Pois reina o Senhor,  nosso Deus, o Todo-Poderoso.  Alegremo-nos, exultemos  e demos-lhe a glória,  porque são chegadas as bodas do Cordeiro,  cuja esposa a si mesma já se ataviou,  pois lhe foi dado vestir-se  de linho finíssimo, resplandecente e puro.  Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.  Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.  Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. " Apocalipse 19: 6-10.

O figurino
" Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça." Eclesiastes 9: 8.

"Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial  e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu." Mateus 22: 11-12.
Cada um recebe uma veste nupcial. Para nós não é uma roupa. O fato de se revestir de Deus.

É muito irônico pegar uma roupa da moda e costurar um pedaço de pano de outra cor por cima dela, e não atentar para a realidade do trabalhador na agricultura. Porque a multidão é atraída para um negócio desse. È arte, é cultura? Um musical? Mas celebra o que? Que mensagem construtiva que passa?
Pois figura mais é como um deboche.

A caricatura do ser humano. A degradação do ser humano. Divertir-se numa fantasia.
Parecer algo que não é na realidade. Porque a sociedade exige, pressiona.

O enredo
1) Forma-se duas grandes filas uma em frente da outra. Esperando pelo comando de voz  de uma pessoa que não aparece, mas que comanda tudo. O primeiro comando é o balancê. Balancê – comando de permanência, balançando o corpo conforme a música. Dançar conforme a música. Marcando passo, sem sair do lugar.
O ser humano feito um fantoche, sendo comandado por uma voz autoritária. Balançando o esqueleto em todas as festas.

O agito da vida moderna. São tantas ocupações. Tantas distrações. Tantos eventos imperdíveis.
"Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração." Eclesiastes 7: 2.

Medita no propósito da vida. Vê se já não perdeu tempo demais.

Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim  e qual a soma dos meus dias,  para que eu reconheça a minha fragilidade." Salmos 39: 4.

Dá tempo ainda de fazer uma virada total.

2) Formam um grande círculo, uma grande ciranda. É chamado de o grande passeio. Quem anda em círculos não chega em lugar algum. Como se fosse passear pela vida.
O inimigo quer isso, pessoas que vivem marcando passo, numa grande roda, andando se movimentando e chegando ao mesmo lugar, marchando ao seu comando.

"Então, perguntou o Senhor a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela." Jó 1: 7.

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;" 1 Pedro 5: 8.


3) Na temática da dança. Todos estão prosseguindo no caminho da festa. Muitos tropeços são anunciados.
Olha a chuva, parou. Olha a cobra. Alguém matou. Olha a corrupção. Olha a violência. Todas as coisas ruins possíveis são profetizadas pela voz de comando. Olha a...é mentira.
No final termina-se com a expressão “è mentira”, e todos continuam se balançando no mesmo pique.

O tropeços no caminho da vida real não são mentira. Eles existem.

"Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.  Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. " 2 Pedro 1: 10-11.

" Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas.  Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço." 1 João 2: 9-10.


" Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo." (Tiago 3:2.

"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém! " Judas 24-25

"Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;  mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz." João 11: 9-10.

"Pois isso está na Escritura:  Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.  Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes,  A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular  e:  Pedra de tropeço e rocha de ofensa.  São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos." 1 Pedro 2: 6-8.

Já pensou uma coisa dessas. A pessoa está indo no caminho da festa, no caminho das bodas do cordeiro e de repente tropeçam em Jesus por causa da palavra Dele que a pessoa não quer obedecer.

4) As evoluções da dança continuam, o passeio, o caracol, o túnel. No final todos voltam para a roça.

"Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro." 2 Pedro 2: 20.

"Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado." 2 Pedro 2: 21.

"Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal." 2 Pedro 2: 22.

Mistura de coisas
O Brasil é uma mistura de culturas indígenas, africanas e européias. E por trás de toda cultura há elementos religiosos e espirituais. Coisas ocultas são constantemente disfarçadas de coisas inocentes.
A religião oficial aceitou tudo, incorporou tudo. Absorveu tudo. Dança de origem francesa. Fogueira altar de demônios e adoração ao sol. Teatro de casamento forçado. Fantasia de caipira. Homenagens aos santos.
Corremos o mesmo risco em nome da cultura, do folclore, da tradição.

"Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, com machado;" Jeremias 10: 3.

 "Não vos desvieis; pois seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam e tampouco vos podem livrar, porque vaidade são." 1 Samuel 12: 21.

"Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame,  e amareis a vaidade, e buscareis a mentira?  Sabei, porém, que o Senhor distingue para si o piedoso;  o Senhor me ouve quando eu clamo por ele. " Salmos 4: 2-3.
Osvaldo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário