domingo, 9 de junho de 2013

Não te esqueças nem um só dos benefícios do Senhor


Atitude
Salmo 103: 1-2
1  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.
2  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.

Bendizer – Falar bem, louvar, saudar, salmodiar, abençoar, ajoelhar.
Alma – vida, ser, respiração.
Tudo o que há em mim – Minha mente e coração, meu modo de agir, de pensar e de sentir.

Benefícios
Salmo 103: 3.
3  Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades;

a)     Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades -  perdão.
Que grande benefício. O perdão é para as dívidas impossíveis de serem pagas.
Perdoar = enviar para outro lugar; mandar embora; manda a mágoa embora.
Deixar algo para trás e seguir em frente de modo que aquilo que foi deixado não o possa mais alcançar

Salmos 119:11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
1 João 2: 1-2. Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

Êxodo 32:
30  No dia seguinte, disse Moisés ao povo: Vós cometestes grande pecado; agora, porém, subirei ao SENHOR e, porventura, farei propiciação pelo vosso pecado.
31  Tornou Moisés ao SENHOR e disse: Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro.
32  Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste.
33  Então, disse o SENHOR a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim.

Ezequiel 18: 4 Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.

Propiciação - cobrir, purificar, fazer expiação, fazer reconciliação, cobrir com betume – betume é algo semelhante ao pixe usado para fazer asfalto. É bem curioso porque lembra o sangue. O sangue de Cristo que cobre os pecados.

Êxodo 25: 17. Farás também um propiciatório de ouro puro; de dois côvados e meio será o seu comprimento, e a largura, de um côvado e meio.

Êxodo 25: 17. Faça também uma tampa de ouro puro, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura.
O sangue do cordeiro era derramado sobre essa tampa.

“O sangue de Jesus é como uma tampa que cobre um poço de pecados”

Propiciação no Novo testamento – conciliar consigo.
Expiar - O perdão dos pecados daqueles que se arrependem deles e os confessam, acompanhado de reconciliação com Deus, através do SACRIFÍCIO de uma vítima inocente. O sangue derramado na tampa da arca representa a vida oferecida a Deus, e por essa cerimônia o povo estava se apaziguando com Deus, já que o pecado provoca a ira.
 
b)    quem sara todas as tuas enfermidades – cura.
Salmos 41: 4. Disse eu: compadece-te de mim, SENHOR; sara a minha alma, porque pequei contra ti.
Êxodo 23: 25. Servireis ao SENHOR, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as enfermidades.
Isaías 53: 4. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

Êxodo 15: 25-26
25  Então, Moisés clamou ao SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. Deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou,
26  e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário