sábado, 15 de junho de 2013

A Salvação do ser humano como um todo




O privilégio de ser salvo pelo Senhor é algo maravilhoso. É algo que se distingue de tudo o mais nessa terra. Pois o Senhor é o Deus Todo Poderoso, o Criador dos céus e da terra. Que está presente e atuante na do ‘salvo’.
Deuteronômio 33: 29.  Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu? Povo salvo pelo SENHOR, escudo que te socorre, espada que te dá alteza. Assim, os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás os seus altos.

A idéia de salvação no antigo testamento era ser salvo do tremedal (poço de lama) e dos inimigos. Essa idéia de salvação para nós é a extensão, a continuidade, a proteção que está vinculada à salvação da alma realizada por Jesus Cristo. Hoje nós temos a idéia correta da salvação completa.
Salmos 69: 14.  Livra-me do tremedal, para que não me afunde; seja eu salvo dos que me odeiam e das profundezas das águas.

Salvação é promessa de Deus realizada no tempo devido na pessoa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A maioria das pessoas, senão todas, tinham uma idéia erra acerca de salvação e acerca da vinda do Salvador, por isso muitos rejeitaram Jesus Cristo e o rejeitam também hoje porque não atentam para as coisas lá do alto e passam a vida envolvidas com as coisas da terra e do mundo.
Jeremias 23: 6.  Nos seus dias, Judá  será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa.
Daniel 12: 1. Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro.

Salvação propriamente dita significa libertação do pecado e de suas conseqüências. Porque é o pecado que mata, é o pecado que impede a intimidade e o contato com Deus. Quando o pecado é perdoado o caminho até Deus fica livre e estabelecido.
Mateus 1: 21. Ela dará à luz a um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o povo dos pecados deles.

A Salvação é obra de Deus, partiu da vontade e da decisão de Deus, e se realizou desdobrando-se no maior ato de amor que se tem notícia – a entrega de Jesus Cristo na cruz.
João 3: 16-17. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu  Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Efésios 2 :8-9. Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé ? e isto não vem de vós, é dom de Deus ? não de obras, para que ninguém se glorie.
A salvação não é alcançada por regras e preceitos, embora haja mandamentos para se cumprir para que haja a manutenção de uma vida salva. Mas ela está firmada numa pessoa, num nome, no nome de Jesus Cristo.
Romanos 5: 8. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Atos 4: 11-12. Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tronou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe outro Nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

A atitude de crer é a parte que cabe ao ser humano e consequentemente a sua ingressão no contexto da igreja estabelecida pelo Senhor. Segue-se a ordenança do batismo, figurando este como o testemunho público de fé do novo convertido.
Marcos 16: 16. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
João 1: 12-13. Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

A atitude de confessar, de reconhecer, de aceitar, de receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador é o princípio para a tomada de posse da dádiva da salvação. A entrada pela Porta que salva.
Romanos 10: 9.  Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
João 10: 9.  Eu  sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.

A invocação constante do Nome do Senhor, da presença do Senhor é o que marca a continuidade da pessoa salva no caminho e na condição da salvação.
Joel 2: 32. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
Romanos 10: 13. Porque todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.

A convicção da fé abraçada precisa ser mantida durante toda a vida. Manter a salvação exige perseverança para não se enredar pelos enganos do mundo, ou ser vencido pelo clímax das lutas.
2 Timóteo 4: 18.  O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A Ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!
Mateus 10: 22. Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Osvaldo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário