domingo, 14 de julho de 2013

Ele fez a tempestade e as ondas se acalmarem


Ele fez a tempestade parar e as ondas se acalmarem. As ondas sossegaram, os marinheiros se alegraram, e Deus os levou ao porto em segurança.

Salmo 107: 29-30.

O barco é o evangelho e naturalmente Jesus é o capitão. O mar é o mundo que estamos atravessando, com seus perigos para a navegação por toda a parte.

Os marinheiros tem muito trabalho a fazer. Sob as ordens do capitão tem que içar as velas... Lançar a âncora. Estar de prontidão.

Os marinheiros também cuidam dos passageiros. Alguns passageiros são inexperientes, estão na primeira viagem. Tem ânsia, tem vontade de pular fora do barco, vontade de desamarrar o bote e voltar para a praia da vida. Os marinheiros fazem às vezes o papel de ‘relações públicas’, conversam, explicam como é a navegação.

Outros passageiros são veteranos demais, se acham conhecedores de tudo, do serviço, do barco, do céu e do mar, mas nunca se comprometem com o negócio.

Os marinheiros fazem a limpeza e proporcionam segurança e alimentação.

No mar é bastante comum sobrevir uma tempestade. Na tempestade as primeiras providência são tomadas pelos marinheiros. Eles amarram a carga, recolhem a vela, tiram a água, orientam os passageiros que tem que se cuidar.

E se a tempestade não passar, a decisão é do capitão. Ele sabe o que fazer. Ele não joga a carga ao mar. Ele não deixa ninguém perecer.

Ele se dirige ao mar e diz: - Aquieta-te.

E a tempestade Ele faz parar.

Ele leva a todos ao porto em completa segurança.

Então os marinheiros se alegram Nele.

...

Um dia numa fazenda chegou um homem procurando trabalho. Ele não sabia ler nem escrever, mas tinha consigo uma carta de recomendação do seu antigo patrão. O fazendeiro a tomou em suas mão e pra sua dúvida e surpresa, estava escrita somente uma frase:

“Ele dorme na tempestade”

Aquilo não fez sentido algum, mas como estava precisando de um funcionário, mandou o homem ficar.

Uma certa noite o fazendeiro acordou com um forte vento soprando, uma terrível tempestade se levantando. Levantou-se correndo foi até onde o empregado dormia e o chamou, chamou, gritou e nada. Ele estava dormindo. Então o fazendeiro mesmo correu até o celeiro, tudo estava bem trancado. Correu até onde ficava os animais e todos estavam guardados. Correu onde ficava as máquinas e todas estavam bem cobertas e amarradas. Correu onde ficava os cereais tudo estava cuidado. Então ele se lembrou da carta:

“Ele dorme na tempestade”

‘Quando você se prepara de forma antecipada. Quando você tem bem firme todas as coisas. Quando você está seguro, no abrigo, então poderá dormir na tempestade que ela não o atingirá’.
Osvaldo Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário